Seprev

Você está no Portal da Previdência

Abono de Permanência

O abono de permanência é um benefício garantido aos servidores que cumprem os requisitos para se aposentar POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, mas optam por permanecer em atividade. Consiste na devolução, pelo ente empregador do servidor (Prefeitura, SAAE, FIEC, SEPREV e Câmara), da sua contribuição previdenciária (equivalente a 11% da base de contribuição).

Para ter direito ao abono de permanência é preciso que o servidor tenha cumprido todos os requisitos necessários para a aposentadoria por tempo de contribuição (tempo de contribuição, idade, tempo de serviço público e tempo no cargo), de acordo com os critérios da legislação em vigor. Não basta, por exemplo, o servidor (homem) completar 35 anos de contribuição se ele não tem a idade mínima exigida para aposentadoria, ou o tempo de serviço público necessário.

Qual o procedimento?

O servidor deve protocolar junto ao SEPREV um pedido de Contagem de Tempo de Contribuição. Confirmando-se que o servidor implementou os requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição, será emitida uma certidão para que o mesmo possa requerer o Abono de Permanência junto ao seu ente.

Publicado em: 15/04/2021 10h41 - Atualizado em: 30/07/2021 11h35