Seprev

Você está no Portal da Previdência

Estudo aponta que ler diariamente é receita para a longevidade

Previdência

Hoje, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil e é na época da infância que, normalmente, somos apresentados aos livros. Seja pela história ou pelas ilustrações, os livros são objetos carregados de informações que podem nos fazer viajar, aprender ou simplesmente nos distrair e relaxar. Além disso, uma pesquisa realizada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apontou mais um benefício que a leitura oferece: a longevidade. O estudo, realizado por mais de uma década, comprovou que as pessoas que mantém o hábito diário de leitura vivem mais do que quem não lê.

Durante 12 anos, os pesquisadores acompanharam 3.635 pessoas com mais de 50 anos de idade. Entre elas estavam participantes que não tinham o hábito de ler, outros mantinham uma média de leitura de 3,5 horas/semana e haviam ainda os que liam acima dessa média. Foram consideradas variáveis como renda, escolaridade, capacidade cognitiva, entre outras, mas ao final do estudo foi comprovado que quem lia, ao menos 30 minutos por dia, tinha 17% menos chances de morrer do que quem não apostava neste hábito. A pesquisa ainda ressaltou que o percentual subia para 23% no comparativo com o grupo dos leitores mais vorazes.

A leitura é um hábito que traz muitos benefícios à saúde. Além de proporcionar um momento de prazer, ler estimula a criatividade, expande o vocabulário, ajuda a diminuir o estresse e ativa o cérebro promovendo a saúde mental. Isso tudo eleva as capacidades cognitivas, como coordenação motora, adaptabilidade, memória, percepção, foco, linguagem, entre outras. São elas as responsáveis pelas relações e conexões que o ser humano estabelece com o que está ao seu redor. Fotos:

Para a professora aposentada pelo SEPREV, Jacimara Miranda, cultivar este hábito é um benefício perceptível em qualquer faixa etária. Ela, formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, trabalhou durante 32 anos na área da educação, iniciando na Rede Municipal de Ensino como professora onde também ajudou a desenvolver projetos de leitura voltados aos alunos que foram base para iniciativas que existem até os dias atuais, como a Feira Literária. "A leitura para as crianças é muito importante porque está intrínseca na educação. Me lembro que na minha casa sempre teve livros, mas foi minha irmã Eliane, que era 16 anos mais velha, que realmente me introduziu nesse universo literário por ser sócia do Círculo dos Livros. A partir daí os livros sempre estiveram na minha vida', conta.

De acordo com a pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil', toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses é considerado um leitor. E em sua mais recente edição, a pesquisa indicou que, em 2019, 52% das 193 milhões de pessoas do país se considerava leitora, e 48% não. Em 2015, esses números favoreciam mais a leitura, sendo 56% o percentual de leitores e 44% de não. Essa redução em quatro anos foi detectada nos leitores a partir dos 11 anos, principalmente, nas regiões centro-oeste, sudeste e nordeste. Outro índice importante foi da média de livros lidos pela população. Em 2019, o brasileiro leu 4,95 livros, sendo 2,55 inteiros e 2,41 em partes.

Bem acima da média do país, Jacimara lê, em média, 15 livros/ano e conta que, com a chegada da aposentadoria, sua dedicação se voltou à escrita e, por isso, a leitura é muito importante já que ajuda a aumentar o repertório de uma escritora. "Sempre gostei de escrever e tive um professor de português no magistério, o Luiz Carlos Batista de Moura, que dizia que não devemos ter medo de colocar as ideias no papel. Na época, nós alunos publicamos um livro de contos, crônicas e poesias. Daí essa vontade ficou guardada por tempos até que, na época que ainda estava trabalhando, a Educação trouxe a escritora Nye Ribeiro para conversar com os professores e ela falou de uma maneira tão gostosa, aproximando tanto o autor da vida comum, que aquela vontade que estava adormecida resolveu despertar", relata Jacimara.

Com o estímulo, as ideias foram para o papel e assim nasceu a primeira obra da autora. O livro infantil 'A Princesa Emburrada' foi escrito por Jacimara em 2007, mesmo ano que ganhou, no Prêmio Acrísio de Camargo, uma menção honrosa. Em 2013, ele foi publicado pela Editora Napoleão e a autora continuou dedicando sua criatividade para criar histórias

infantis, como 'Mistério na Padaria', da Editora Fox Tablet, e 'Liz no Parque'. Mas o encanto da escrita não parou por aí. "Em 2019, lendo um livro de poesias do professor José Dagoberto Fonseca, eu fiquei refletindo sobre o quão fluída e gostosa era a leitura daqueles textos. Daí comecei a escrever também e tomei coragem de publicar, no ano passado, minha coletânea que chama 'Mergulho'. Inclusive foi minha filha mais velha a grande crítica e colaboradora para a escolha das poesias publicadas", diz orgulhosa.

Café com Leitura

E foi também durante a aposentadoria que Jacimara começou um novo projeto com o SEPREV: o 'Café com Leitura'. A iniciativa, que integra o PROAP (Programa para Aposentados e Pensionistas), visa estimular a leitura entre os participantes e acontece sempre às quartas-feiras, às 9h, na sede da autarquia. "Me dedicar à escrita é meu plano de aposentadoria e para isso, a leitura é imprescindível. E fazer parte como mentora do 'Café com Leitura' foi muito importante pra mim porque também me incentiva a ler mais, a buscar autores, estilos diferentes. Eu estimulo os participantes a lerem por prazer. Se você coloca a obrigação, fica chato. A intenção na leitura deve ser para rir, chorar, se emocionar, para lembrar, reviver. E assim, nossos encontros se tornam momentos descontraídos, com papos gostosos e com a ansiedade para que a próxima semana chegue logo para retomarmos a conversa sobre a leitura", conclui.

A programação é bastante eclética e a cada encontro acontecem dinâmicas diferentes, podendo ser um debate de livros ou autores de destaque, indicação de livros, conversas sobre estilos literários, dicas de como criar o hábito da leitura, compartilhamento de experiências vividas com os livros, entre outros. Tudo isso sempre com um café quentinho para acompanhar! Para participar, inscreva-se pelo WhatsApp da Previdência (19) 99820 5941 ou clicando aqui.

 


Publicado em: 17/04/2023 15h52 - Atualizado em: 18/04/2023 08h09