Como utilizar o Plano de Assistência à Saúde
CARÊNCIAS
Para utilização dos serviços de assistência à saúde, existe um período de carência a ser respeitado, que é contado a partir da data da aprovação da inscrição de cada beneficiário na Assistência à Saúde, a seguir:
Período de carência | Serviços |
24 horas | Atendimentos de Urgência e Emergência |
90 dias | Consultas, exames, terapias e procedimentos ambulatoriais. |
180 dias | Internações hospitalares |
300 dias | Partos/Internações obstétricas, exceto os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional |
24 meses | Cirurgias plásticas reparadoras, em caso de lesão pré-existente à admissão do servidor. |
Consultas
As consultas podem ser realizadas através de agendamento diretamente pelo beneficiário nos consultórios credenciados ao SEPREV bastando apresentar a carteirinha de identificação e um documento com foto.
O retorno da consulta é um direito do beneficiário, desde que esse não falte ao retorno agendado. Esse atendimento (único) deve ser marcado dentro de 30 dias da consulta e tem como principal finalidade, a apresentação de resultados de exames pelo paciente ao médico.
ATENÇÃO! Não podendo comparecer à consulta agendada, desmarque-a com antecedência para que o profissional possa utilizar o horário para atender outro paciente. Os prestadores credenciados ao SEPREV possuem acesso ao SISTEMA AUTORIZADOR do SEPREV, dispensando assim a necessidade de o beneficiário comparecer na Sede do Seprev para protocolar seus pedidos.
Desde 01/11/2020, conforme comunicado expedido aos beneficiários e prestadores credenciados, só estão sendo protocolados na Sede do Seprev, pedidos de cirurgias e pedidos de liberação de acidente de trabalho do servidor, conforme previsto no Regulamento da Assistência à Saúde.
A medida foi implementada para trazer mais comodidade ao paciente, visto que ele não precisará vir até o SEPREV para depois se dirigir ao local do procedimento. Vale enfatizar que, o sistema de autorização usado pelo SEPREV já estava disponível para ser utilizado pela rede credenciada.
Cirurgias e Internações
As internações e cirurgias programadas (eletivas) necessitam também de autorização prévia da Auditoria Médica. Portanto, só devem ser agendadas após autorização do Seprev.
Urgência e Emergência
Nos casos de Urgência e Emergência, o beneficiário deve se dirigir a um pronto-socorro credenciado ao SEPREV. Não se esqueça de apresentar seu cartão de identificação junto com um documento de identidade!
Urgência é a situação clínica ou cirúrgica, sem risco de morte iminente, mas que, se não for tratada, pode evoluir para complicações mais graves;
Emergência é tudo aquilo que implica em um risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos após sua constatação.
Procure o pronto socorro somente para urgências e emergências!
No pronto socorro você não terá direito a retorno, e se precisar retornar será atendido por outro médico, sem contar que ficará exposto a um ambiente com grande fluxo de pessoas. Procure sempre que possível agendar uma consulta no consultório médico.